A Benção da Obediência

"Basta recebermos Jesus como Salvador e tudo se resolve, não precisamos fazer mais nada". Bem, pelo menos é desta forma que muitos hoje em dia pensam e o pior, pregam. Mas não se assuste, continue lendo.

Vamos para a Palavra, a nossa única regra de Fé e prática, Vamos ver o que ela diz. A Palavra de Deus nos dá orientações muito claras sobre este assunto, sobre Obediência e Bênçãos, pois segundo ela, a Palavra, não há bênção sem obediência. A obediência é um princípio básico dado por Deus. Principio é regra moral, lei, a base de tudo. Não construímos uma casa pelo telhado, sendo assim a obediência deve ser a base, o alicerce de toda nossa vida Cristã. O lema de nossa Igreja ADMK está em DT. 28. E neste capítulo deste Precioso Livro Deus deixa bem claro que há uma condição para a bênção nos alcançar. Há uma partícula "SE", ou seja, uma condicional... e diz a Palavra: "SE ATENTAMENTE OUVIRES A VOZ". Aqui está o Segredo de Deus para sermos abençoados. "Ouvir atentamente" é o SHEMÁ de Deus, “ouve oh Israel”. Ouvir aqui significa: OUVIR E OBEDECER. Ser ouvinte, e praticante. Vamos nos concentrar neste ponto: Obediência. Deste modo a Obediência, no âmbito da Palavra do Senhor e no sentido mais amplo das coisas de Deus é a chave para que as bênçãos corram atrás de nós e nos alcancem.

Veja, o homem foi criado para viver eternamente na presença de Deus. Sem doenças, sem morte sem dor, sem sofrimento. No Jardim do Éden com Adão e Eva a desobediência, e tos os males que ela traz consigo, fez com que a morte, o pecado, a dor o sofrimento, a tristeza, a doença viessem sobre o mundo e sobre a raça humana. Se dizemos que todo o mandamento resume-se a este: “amar ao Senhor sobre todas as coisas e ao teu próximo como a Ti mesmo” Podemos de certa forma dizer que todo o pecado resume-se em uma só palavra: desobediência. Veja o contraste e a grande distância entre a obediência e a desobediência: “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos”.Romanos 5:19. Que Palavra, Irmão. Louvado seja o nome de nosso Senhor Jesus Cristo que foi obediente até a morte e morte de Cruz. Porque Ele obedeceu é que nós estamos aqui, é que nós fomos Salvos. Fora o contrário onde estaríamos a essa hora?

Amados, não devemos nos enganar, toda a sorte e toda a forma de desobediência, rebelião e rebeldia tem raiz demoníaca. Desobediência, rebeldia e rebelião estão relacionadas em sinônimos na obras da carne em Gal. 5. 19 -21. E como Deus é bem claro, e para que não tenhamos dúvidas, a Palavra em Galatas 5 e verso 21 nos diz ainda “e coisas semelhantes a estas”... a lista é imensa e continua, e continua... Também, nos diz o texto em 1 Sm. 15.23 “porque a rebeldia é como pecado de feitiçaria”. Uau!!! Veja como é forte: se rebeldia é como pecado de feitiçaria, e se rebeldia é sinônimo de desobediência, de rebelião, todo aquele que a pratica torna-se de certo modo um “feiticeiro”, ou seja, aquele que pratica a feitiçaria. Meu Deus!!! Não há aqui uma exegese forçada, não, é apenas uma interpretação de texto, aquilo que fazíamos desde a antiga 4ª serie do primário. O “pai” de toda a rebeldia e rebelião é Satanás, inimigo de nossas almas. Leia com calma Isaías 14:12-15 e Ezequiel 28:12-15. Lúcifer, o Anjo de Luz, desobedeceu, se rebelou contra Deus e consigo levou um terço dos Anjos do Céu. Rebelião, rebeldia, desobediência e feitiçaria resumidas em um só nome: satanás ( Adversário ).

Igreja de Cristo na Terra, precisamos entender que isto é muito sério. Toda forma de desobediência e rebeldia tem um “patrocinador”, um “mentor”, um “pai”, o inimigo de nossas almas. O objetivo final de toda rebeldia, rebelião e desobediência é voltar-se contra Deus, contra sua Criação, contra Jesus e neste contexto da Graça contra o Plano da Salvação. Não podemos cooperar com este trabalho do inimigo. Sempre que vamos contra as ordens de Deus em Sua Palavra, sempre que vamos conscientemente e obstinadamente contra as ordens, dentro da Palavra, dadas por nossos superiores, nossos pastores estamos andando ombro a ombro com o inimigo, ou seja, estamos fazendo a vontade do diabo. Podemos até tentar dar voltas, usar palavras bonitas, rebuscadas para chegar a esta conclusão, mas no fim das contas é exatamente isso.

Medite, não fique preso só as minhas palavras, deixe o Espírito Santo falar com você sobre isso. Precisamos estar atentos irmãos, precisamos vigiar... toda autoridade é dada por Deus. Então, se sou um desobediente, rebelde, se não obedeço a Pai e Mãe, as Autoridades constituídas, ao meu Chefe ao meu Pastor e faço aquilo que eu quero, se ando pelos caminhos que eu quero, se não sigo ordens e orientações nos vários momentos de minha vida, se ignoro aquilo que Deus preparou para mim através de Sua Palavra ou através de um autoridade espiritual sobre minha vida, estou fazendo a vontade do inimigo, não de Deus. Desta forma, irmãos, precisamos nos esforçar sobremaneira para andar em obediência, pois somente desta maneira Deus pode fazer com que bênçãos incontáveis venham sobre nossa vida. A chave é OBEDECER. Ainda diz a Palavra: Se quiserdes e me ouvirdes (se me obedeceres)* comereis o melhor desta terra". *Grifo nosso

A virtude da obediência é uma bênção na vida do Cristão nascido de novo. Observe o que nos diz o profeta Samuel: Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.1 Samuel 15:22. Oração é fundamental, jejum é importante, consagração e santificação são condições primordiais para vermos a Deus. Todavia nos esquecemos de algo básico que a Palavra nos ensina: Obediência. Se praticarmos essas coisas, mas por fim não exercemos a obediência temos uma casa com telhado, “linda”, bonita para que os outros de fora possam admirar, mas sem nenhum alicerce, construída sobre a areia e não sobre a rocha. Do ponto de vista natural, o que acontece com a casa sem alicerce? A casa cai, ou nem é levantada. Do ponto de vista espiritual é o mesmo. Podemos ter a casa espiritual mais bonita aos olhos dos outros, mas se não há o alicerce da obediência nossa casa jamais estará construída sobre a Rocha. E quando vier a provação ela vai cair.

Quer ser bem sucedido, bem aventurado em sua vida, no seu Ministério, no seu trabalho em sua casa, em todos os seus caminhos? Siga os conselhos da Palavra de Deus, obedecendo-os. Assim o Profeta Jeremias, guiado pelo Espírito do Senhor também nos lembra: Seja ela boa, ou seja má, à voz do SENHOR nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do SENHOR nosso Deus.Jeremias 42:6

Quem não é desobediente é obediente e submisso. O belo Livro da Sabedoria como é conhecido, Eclesiates, também nos ensina acerca deste assunto: Levantando-se contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar, porque a submissão é um remédio que aplaca grandes ofensas.Eclesiastes 10:4. Submissão a Deus e onde ela se fizer necessária, Obediência em todos os sentidos, resultam em bênçãos. A obediência é um caminho que Deus usa para nos abençoar, e não há outro. Se desobedeço, em todas as esferas, vou na contramão do caminho de Deus e vou arcar com as conseqüências descritas em DT.28 a partir do verso 15. Leia, Medite, peça orientação do Espírito.

No alfabeto da Língua Portuguesa dizemos: ABCD. No alfabeto do Cristão, descobrimos, como nos ensina a Palavra, o caminho da bênção que é: OBDC.

Obediência nos vários âmbitos de nossa vida. A Deus, à sua Palavra, às autoridades, aqueles que Deus tem colocado para nos guiar, ou seja, aos nossos Pastores. Veja o que nos diz a Carta aos Hebreus no Capítlo 13 e versículo 17: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros”.

Medite nisto, busque revelação de Deus e esteja no local onde a bênção mora: na casa da Obediência.

Paz,
Pr. Marco Ribeiro

Escrevi-te confiado na tua obediência, sabendo que ainda farás mais do que digo.Filemom 1:21

Endereço
AD Kairos
Rua São Francisco Xavier, 94
Tijuca - RJ
  • (21) 2234-9951
  • adkairos@ig.com.br
Estudos e Reflexões

A Benção da Obediência

Veja, o homem foi criado para viver eternamente na presença de Deus. Sem doenças, sem morte sem dor, sem sofrimento. leia mais

Informativo Kairos
Info Kairos: